Corpo Chão

Home/livros/Corpo Chão

Corpo Chão, primeiro livro de poesias do autor, é obra bem estruturada. As palavras muitas vezes são dosadas, mas o conteúdo é, sem dúvida, denunciante e, por vezes, necessariamente agressivo.

Tem por intuito promover a reflexão da essência do próprio “Ser no Mundo”, com suas perspectivas enquanto indivíduo e da influência que o Homem possa exercer na estrutura social do futuro. Para alcançar esta proposta, Gilberto de Castro Rodrigues utiliza-se, com sucesso, de suas vivências e questionamentos como homem do Peio rural — com as raízes bem plantadas na terra — que se transferiu para o centro urbano, onde enfrentou múltiplos e complexos problemas de adaptação; bem como das realidades da rotina vivida pelo Técnico de Desenvolvimento de Pessoal de uma grande multinacional, seu emprego na época (1982).

Na sua poesia o autor canta e dá voz a essa gente, recriando no seu lirismo contagiante os sonhos que enfeitam os valores universais de liberdade, de paz e de amor.

Como o leitor pode antever, trata-se de obra atual, profunda e polêmica que, muito embora possa trazer espanto aos menos previnidos — nem por isso, ou talvez por isso mesmo — é de validade inquestionável.

Fernando H. G. Villela Santos